Situe-se :

Sobre Teresópolis

História

Vista de Teresópolis da Pedra do SinoTem seu nome em homenagem a Imperatriz Dona Teresa Cristina, mulher do Imperador D. Pedro II. A família imperial encantou-se profundamente com as belezas naturais e clima desta bela região serrana, onde em freqüentes visitas e períodos de férias na região, descansavam. As origens de Teresópolis datam, portanto, da primeira metade do século XIX.

A primeira descrição oficial de Teresópolis foi feita em 1788 pelo Dr. Baltazar da Silva Lisboa, que em seu relato descrevia a serra e também a Cascata do Imbuí. Porém, a região só se tornou conhecida a partir de 1821, quando o português de origem inglesa George March aqui adquiriu uma grande gleba e transformou-a em uma fazenda modelo, com sua sede localizada onde atualmente encontra-se o bairro do Alto.

A fazenda denominava-se Santo Antônio ou Sant'Ana do Paquequer e acabou por gerar o primeiro povoado de maior importância ao longo do caminho que ligava a Corte à província das Gerais, desenvolvendo de maneira considerável a sua agricultura, pecuária e veraneio da região.

Ao contrário do que muitos pensam, todo o crescimento e posterior desenvolvimento deste pequeno núcleo se verificou no sentido Norte-Sul, isto é, os comerciantes que vinham das Minas Gerais em direção ao porto da Estrela, nos fundos da Baía de Guanabara, passando por Petrópolis, visavam esta região como ponto estratégico de repouso. Durante muitos anos, Teresópolis permaneceu com uma via de transportes incipiente até que, em 1908, foi inaugurada a estrada de ferro que propiciou um certo progresso da área.

Só mais tarde, bem mais tarde, é que o fluxo foi alternado no sentido Sul-Norte, com o advento da ligação rodoviária ligando o Rio de Janeiro a Teresópolis, em 1959. Lentamente, o povoado foi se desenvolvendo e passando à categoria de Freguesia de Santo Antônio do Paquequer, em 1855.

Somente em 6 de julho de 1891, através do decreto de nº 280 do então Governador Francisco Portela, a freguesia é alçada à condição de município, passando a denominar-se Teresópolis, sendo desmembrado o seu território do município de Magé.

Daquela época até os dias atuais, Teresópolis continua atraindo cada vez mais, milhares de visitantes e mesmo novos moradores que, como a família imperial, encantam-se com o clima privilegiado, a exuberante beleza de sua paradisíaca paisagem, além dos belíssimos atrativos naturais e culturais, e é claro de seu povo muito hospitaleiro.

Geografia

A cidade abriga a sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Também abriga grande parte do Parque Estadual dos Três Picos, recentemente criado, é o maior parque estadual do Estado. É uma cidade cercada por matas e por formações bastante conhecidas, como o Dedo de Deus, Pedra do Sino, Agulha do Diabo, Pedra da Tartaruga e Mulher de Pedra. Por suas formações montanhosas, a cidade é considerada a capital nacional do montanhismo.

Clima

Por seu clima ameno, foi escolhida como sede de treinos da CBF, sendo o local de concentração da Seleção Brasileira de Futebol, situada na Granja Comary.

Voltada principalmente para o turismo e produção agrícola, possui comércio diversificado e setor hoteleiro muito desenvolvido.

Além de abrigar uma das maiores feiras de artesanato a céu aberto do Brasil, a Feirinha de Teresópolis ou como é carinhosamente chamada a Feirinha do Alto, que contém diversos produtos da moda feminina, infantil, móveis, uniformes, potes, bijouterias e muito mais.

Teresópolis faz parte também do cinturão verde do Rio de Janeiro, região responsável pela produção da maior parte dos hortigranjeiros consumidos no estado. As principais indústrias são a de confecções e de bebidas. Além de produzir cerca de 93 % das hortaliças produzidas em seu Estado, ocupando o 1º lugar. Foi uma das cidades turísticas brasileiras razoavelmente afetadas economicamente pela Proibição do jogo no Brasil, no governo do Presidente Dutra em 1946. Já sediou o Festival de Cinema Brasileiro, atualmente realizado na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul.

Economia

Apesar de estar voltada principalmente para a agricultura, Teresópolis está se desenvolvendo rapidamente no setor de bebidas, contando com uma das maiores indústrias de bebidas destiladas do estado do Rio de Janeiro, a Comary, que reeditou a cerveja Therezópolis Gold, elaborada de acordo com o mestre Alfredo Claussen em 1912, um dos descendente de dinamarqueses que povoaram Teresópolis em 1826.

Apesar de ter perdido uma grandiosa fábrica têxtil, a falida Sudantex, que gerava muitos empregos e respectivamente renda para o município, hoje Teresópolis tem um PIB de R$ 1.111.813.000,00, e uma renda per capita de R$ 7.564,00.

Feiras estão se tornando cada vez mais populares nesta hospitaleira e agradável cidade. Destaca-se como exemplo a FePro, Tecnohort, Festa do Produtor Rural, eventos que fazem parte da economia teresopolitana. Além de clubes esportivos como o Comary, Golf, Várzea Futebol Clube, Sesc, Teresópolis Country Club e outros para a diversão e o sossego do turista..

Gastronomia

A cidade de Teresópolis, além de ser conhecida pelas belas paisagens naturais, é também muito diversificada em sua culinária. Restaurantes e bares, movimentam a vida noturna da cidade. Seus restaurantes, além de serem reconhecidos e premiados com excelência, não deixam a desejar. Nesta cidade, você encontrará restaurantes de culinária internacional, como francesa, italiana, portuguesa, japonesa, e muito mais, além é claro dos tradicionais e requintados bares e restaurantes que fazem uma combinação perfeita entre comida, clima e lindas paisagens.

Fonte: Wikipédia

Voltar Mais Notícias Buscar Notícias Topo





Topo

Site Turístico da cidade de Teresópolis com informações atualizadas.

Encontre hotéis, restaurantes, imobiliárias, programação do cinema, eventos e muito mais!