Situe-se :

Notícias de Teresópolis

Publicada em 14/12/2010


Calendário da CRT destaca montanhas de Teresópolis

Boa parte dos usuários da estrada Rio-Teresópolis-Além Paraíba, a BR-116, estão passando a ver nosso município com outros olhos: Como Capital Nacional do Montanhismo. O título que Teresópolis recebeu devido a sua importância para a prática desse esporte no país é o tema do calendário 2011 da Concessionária Rio-Teresópolis, quem administra a rodovia. O trabalho foi desenvolvido em parceria com o Centro Excursionista Teresopolitano e tem 12 bonitas imagens de escalada e montanhismo na região, além de texto relatando os feitos desses esportistas e o porquê tais conquistas são tão relevantes para a história.

O calendário da CRT, que completa 11 anos em 2011, nasceu do desejo de homenagear as belezas naturais na área onde ela atua. Desde a Baixada Fluminense, passando pela Região Serrana até a divisa com o estado de Minas Gerais, todos os trechos da BR-116/RJ propiciam ao visitante, acesso a redutos onde a natureza é exuberante. Criado para distribuição interna e a parceiros da concessionária, a cada ano, uma parcela dos usuários da rodovia também recebe o impresso, que pode ser visto e baixado pelo site da CRT – www.crt.com.br.

Para essa edição, segundo o engenheiro Ricardo Bustani, presidente da CRT, “a edição buscou explorar as paisagens vistas pelos praticantes do montanhismo e de escaladas, que frequentam a Serra dos Órgãos e, para atingir este objetivo, a CRT contou com a parceria do Centro Excursionista Teresopolitano.

O resultado final é uma coleção de cartões postais que sugerem o porquê Teresópolis é reconhecida como a capital nacional do montanhismo. Pelas fotos, se pode ter uma ideia dos muitos desafios que precisam ser vencidos para se saborear as belas imagens da Região Serrana”.

Marcello Medeiros, Presidente do CET, lembra a importância dessa divulgação para o esporte e, ainda mais, para o município. “Tudo começou aqui, com a conquista do Dedo de Deus em 8 de abril de 1912, escalada considerada o marco do início da escalada no país. Depois disso, outros teresopolitanos marcaram seus nomes na história desse esporte, inclusive em outro de grande importância no país: Saiu daqui o primeiro brasileiro a pisar no topo do teto do mundo, o Everest, Mozart Catão. Por esses feitos, além de ser cercada por montanhas e unidades de conservação, nossa cidade tem esse título. Quem não conhecia essas belezas, com certeza vai ficar com vontade de subir a serra, pois, além das fotos de escalada, há imagens fantásticas”, lembra.

O Centro Excursionista Tereso-politano é a principal entidade de montanhismo e escalada do município, sendo a única filiada à Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro, a FEMERJ, e a única cujo curso de escalada é homologado por ela. O site do clube é o www.ceteresopolitano.org

Fonte: O Diário de Teresópolis

Comente esta notícia

Voltar Mais Notícias Buscar Notícias Topo





Topo

Site Turístico da cidade de Teresópolis com informações atualizadas.

Encontre hotéis, restaurantes, imobiliárias, programação do cinema, eventos e muito mais!