Situe-se :

Notícias de Teresópolis

Publicada em 03/10/2011


Área de camping, nova 'atração' na Tartaruga

Acampamento no 'casco' da montanha tem boa infraestrutura e vista fantástica para toda a região

Privilegiada pela natureza e onde estão localizadas três unidades de conservação ambiental, Teresópolis oferece muitas opções para quem gosta de aproveitar os momentos de lazer em meio a áreas preservadas.

Uma delas é o camping: Em nossa cidade há locais de fácil acesso, que contam com excelente infraestrutura, inclusive chuveiro com água quente, a áreas para quem gosta de um pouquinho mais de aventura – os acampamentos em campos de altitude, como é o caso da Pedra do Sino. Recém inaugurado, uma boa dica é camping da Pedra da Tartaruga, onde estive no último fim de semana com a minha namorada, Ingrid Gomes, e pudemos curtir uma excelente vista para toda a nossa região, em uma noite fria e estrelada. Com a criação do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, em julho de 2009, a Pedra da Tartaruga voltou a ser um excelente local para ser frequentado por público de todas as idades, principalmente para quem gosta de acampar. Anteriormente apenas um local coberto de mato, buracos e até lixo, um grande espaço no cume da montanha, que fica a 1.280 metros de altitude, foi transformado em uma área de camping.

O terreno foi arrumado, há bancos feitos com lajotas e, agora, há água nas proximidades do topo da montanha. Uma nascente descoberta no cume de outra formação rochosa próxima, o Camelo, está abastecendo esse núcleo da unidade de conservação – administrada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Da portaria do parque até o “casco” da Tartaruga, onde fica a área de camping, são menos de 15 minutos de caminhada. A dica é montar a barraca com a porta virada para a Mulher de Pedra e Três Picos, onde nasce o sol: Assim, não é preciso nem sair debaixo das cobertas ou do saco de dormir para ver o espetáculo da natureza de um ângulo fantástico. Além das cores fortes do início da manhã, geralmente o vale abaixo dessa montanha fica coberto de nuvens, deixando de fora somente as formações citadas acima e outras de altitude similar. Não é necessário pagar ingresso para acessar o PNMMT, localizado entre Granja Florestal e Salaco, havendo muitas placas indicativas ao longo da Estrada José Gomes da Costa Júnior.

A unidade funciona das 8h às 17h e, para acesso mais tarde ou mais informações sobre o camping, o telefone é 2741-2234.

Fonte: O Diário de Teresópolis / Marcelo Medeiros - Mochileiro
Foto: Divulgação

Comente esta notícia

Voltar Mais Notícias Buscar Notícias Topo





Topo

Site Turístico da cidade de Teresópolis com informações atualizadas.

Encontre hotéis, restaurantes, imobiliárias, programação do cinema, eventos e muito mais!