Situe-se :

Notícias de Teresópolis

Publicada em 20/06/2018

Teresópolis é eleita a cidade mais hospitaleira do Estado do Rio

O ranking valoriza bastante cidades que servem de base para exploração de grandes atrações turísticas, sendo citado nas muitas reportagens divulgadas no fim de semana em todo o país o principal destaque de Teresópolis, a Serra dos Órgãos


As belezas naturais e a boa receptividade dos teresopolitanos garantiram mais um importante título para o município, turisticamente falando: Levantamento feito pelo site de reserva de imóveis e quartos de temporadas Airbnb, com base nas resenhas deixadas pelos internautas cadastrados, escolheu as 10 melhores cidades anfitriãs do País. E Teresópolis ficou muito bem nessa lista, sendo eleita a mais hospitaleira do estado do Rio de Janeiro e a terceira melhor no quesito em todo o país, atrás apenas de Penha, em Santa Catarina, onde fica localizado o famoso Beto Carrero World, e São João Del Rei, em Minas Gerais. O outro município fluminense citado na relação é Resende, na sétima colocação.

O ranking valoriza bastante cidades que servem de base para exploração de grandes atrações turísticas, sendo citado nas muitas reportagens divulgadas no fim de semana em todo o país o principal destaque de Teresópolis, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Terceira mais antiga e uma das mais importantes unidades de conservação ambiental do Brasil, o PARNASO protege belezas naturais incomparáveis, como o Dedo de Deus e a Agulha do Diabo, além de trilhas como a Petrópolis x Teresópolis, considerado um dos trekkings mais bonitos do país. Além das citadas opções de turismo de aventura, a principal unidade do Parque, e onde fica sua administração, é a de Teresópolis. Logo após acessar a portaria na Avenida Rotariana, no Soberbo, o visitante tem opções de lazer para toda a família, desde caminhadas curtas a locais para piquenique e banhos de cachoeira, sem esquecer a bonita piscina natural.

A relação dos municípios mais hospitaleiros do país ficou assim: 1 - São João Del Rei, Minas Gerais; 2 - Penha, Santa Catarina; 3 - Teresópolis, Rio de Janeiro; 4 - Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul; 5 - Piumhi, Minas Gerais; 6 - Florianópolis, Santa Catarina; 7 - Resende, Rio de Janeiro; 8 - Vitória, Espírito Santo; 9 - São José dos Campos, São Paulo; 10 - Caxias do Sul, Rio Grande do Sul.

Melhores destinos para o inverno

Em junho passado, o Ministério do Turismo divulgou reportagem destacando 10 municípios brasileiros para se visitar durante o inverno, colocando Teresópolis entre localidades famosas no Sul do país. Segundo a apresentação do texto publicado no Portal Brasil, as “cidades são conhecidas pelas belezas naturais, pela culinária e pelos eventos específicos que ocorrem durante a estação mais fria do ano”. 
O Ministério do Turismo destaca que, embora famoso pelas belas praias e altas temperaturas, o Brasil também oferece destinos turísticos para aqueles que querem aproveitar o período de clima mais frio no País. Assim, com a chegada do inverno e as temperaturas caindo, algumas cidades brasileiras ficam ainda mais charmosas e propícias a belos passeios. O tópico sobre o nosso município enfatiza as belezas naturais da região e a cada vez mais famosa culinária, sem esquecer a sede local da CBF: “Teresópolis integra a Rota Cervejeira do Rio de Janeiro. A cidade também é muito visitada por abrigar uma das áreas mais bonitas do Parque Nacional Serra dos Órgãos. O Pico do Dedo de Deus (1.692 m) é o cartão postal de Teresópolis, entrada principal do parque. No local há diversas trilhas, sendo a mais famosa a travessia Teresópolis – Petrópolis (42 km), que leva três dias de caminhada. O Mirante do Soberbo, na BR-116, tem vista deslumbrante. Já os adeptos da escalada, entre muitas opções, chegam até o ponto mais alto da Serra do Mar, a Pedra do Sino, com 2.200 metros. A cidade também tem atrativos históricos como a Igreja de Santo Antônio, o Palácio Teresa Cristina (Prefeitura) e o Palacete Granado. Já a Granja Comary é sede dos treinos da Seleção Brasileira de Futebol”.
Os outros municípios indicados para conhecer na estação mais gelada do ano são: Campos do Jordão (SP), Curitiba (PR), Gramado (RS), Canela (RS), Petrópolis (RJ), Domingos Martins (ES), Santo Antônio do Pinhal (SP), Guaramiranga (CE) e Monte Verde (MG). 

Cidade pacífica

Pesquisa divulgada em junho passado pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostra ainda dados relacionados aos municípios mais violentos ou pacíficos do país, colocando Teresópolis na décima colocação entre os locais mais tranquilos para se viver quando se fala no número de assassinatos comparado à quantidade de habitantes, encabeçando a lista quando se fala em estado do Rio. O estudo analisa números e taxas de homicídios no país entre 2005 e 2015 e detalha os dados por regiões, Unidades da Federação e municípios com mais de 100 mil habitantes. O Sudeste lidera a lista dos municípios menos violentos, com 24 entre os 30 relacionados. Teresópolis está em 10º lugar, ficando atrás de Conselheiro Lafaiete (MG), Jundiaí (SP), Bragança Paulista (SP), Botucatu (SP), Araxá (MG), Jaú (SP), Americana (SP), Brusque (SC) e Jaguará do Sul (SC), considerada a cidade mais pacífica do país. Altamira, no Pará, lidera a lista dos municípios mais violentos, seguido por Lauro de Freitas (Bahia) e Nossa Senhora do Socorro (Sergipe).

Fonte e Foto: Marcello Medeiros / O Diário de Teresópolis

Comente esta notícia

Voltar Mais Notícias Buscar Notícias Topo





Topo

Site Turístico da cidade de Teresópolis com informações atualizadas.

Encontre hotéis, restaurantes, imobiliárias, programação do cinema, eventos e muito mais!