Situe-se :

Notícias de Teresópolis

Publicada em 14/07/2017

Projeto Economia Sustentável e Ecológica das Regiões da Mata Atlântica do RJ

Sebrae/RJ está selecionando produtores rurais para participar de programa que visa aumentar vendas e melhorar competitividade do setor

O Sebrae/RJ vai selecionar cerca de vinte empreendimentos rurais de Petrópolis e Teresópolis para participar do Projeto Economia Sustentável e Ecológica das Regiões da Mata Atlântica do RJ, que tem por objetivo promover o aumento da competitividade dos pequenos negócios rurais nessas regiões, por meio da ampliação do uso de soluções de base ecológica e temas associados à Bioeconomia, Economia Ecológica e Sustentabilidade, aplicados aos métodos produtivos.

O analista do Sebrae/RJ, André de Mello, explica que terão prioridade nesta seleção os produtores que já participam do projeto de Fortalecimento da Cadeia de Orgânicos, mas a equipe do Sebrae/RJ também vai visitar outros empreendimentos que tenham potencial e interesse em participar. “Não necessariamente precisam ser orgânicos, mas os produtores devem desejar melhorar seu processo produtivo para transformar sua produção em ecológica e sustentável”, acrescentou.

Os empreendimentos já estão sendo visitados pela equipe do Sebrae/RJ e passarão por uma pesquisa inicial, que fará um diagnóstico da situação atual dos produtores da região. O analista adianta que a expectativa do projeto é promover a melhoria na produtividade e ampliar o mercado para essas empresas.

Ao longo do programa, que terá a duração até dezembro de 2018, outras pesquisas serão realizadas para medir o impacto das ações no negócio do produtor. Maria Cristina Andriolo, analista do Sebrae/RJ, que acompanha o projeto em Teresópolis, acrescenta que “a expectativa é que possamos ter uma produção com maior valor agregado e diferenciais de mercado”.

O público-alvo são os pequenos negócios do campo, ou seja, produtores rurais da agricultura familiar e microempresas, além de estabelecimentos do varejo, empresas especializadas em produtos naturais e mercados para estabelecer relações com os produtores rurais, seja na distribuição de produção, seja na comercialização de produtos in natura ou processados.

Várias ações estão previstas, entre elas, desenvolvimento técnico e empresarial, com capacitações e acompanhamento nas áreas de gestão técnica; solução no campo, com realização de oficinas, palestras, cursos e consultorias com objetivo de profissionalizar a gestão dos pequenos negócios rurais e fomentar práticas associativas e fortalecer o produtor; e promoção de acesso a mercado, que fará a aproximação entre produtores e o público em geral.

Também serão a realizadas rodadas de negócios entre os produtores e os pequenos empreendimentos comerciais e indústrias de alimentos e bebidas, além do estabelecimento de parcerias e integração com os demais setores com vistas a com vistas ao fortalecimento da cadeia produtiva. Nesta ação está previsto ainda um estudo de mercado para adequação de necessidades específicas, de acordo com o perfil do público-alvo, para acesso a mercados e promoção de comercialização de produtos locais.

Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas pelos telefones (24)2237-0062 (Petrópolis) ou 21-2643-5484 e 2643-4979 (Teresópolis).

Comente esta notícia

Voltar Mais Notícias Buscar Notícias Topo





Topo

Site Turístico da cidade de Teresópolis com informações atualizadas.

Encontre hotéis, restaurantes, imobiliárias, programação do cinema, eventos e muito mais!